top of page

O AUTOR

70537711_2521337271263353_89651793820710

  Gonçalo Raposo nasceu a 4 de Julho de 1993, em Sintra.

 

  Vivendo em Sintra, e tendo em casa a vista perfeita para toda a serra, foi fácil ganhar inspiração todos os dias. Quer quando o pôr-do-sol dourado tinge as cores das velhas e românticas casas, dando um tom quente às árvores, quer nos dias de Inverno quando a chuva e o nevoeiro conferem um ar misterioso, épico, mágico e, por vezes, triste a toda a serra. É dela que vem o seu gosto pelo mistério, pela fantasia e pela natureza.

 

  Sempre adorou histórias. Na sua adolescência leu José Saramago, J. K. Rowling, C.S. Lewis e Tolkien. Durante vários anos foi escrevendo pequenas histórias. No liceu seguiu Humanidades, aprendendo muito acerca dos clássicos portugueses. Na faculdade decidiu seguir História, outra das suas grandes paixões. Como tal, foi lendo Thomas More e Victor Hugo e foi tendo cadeiras de Mitologia, Cultura e Imaginário, acabando por descobrir qual a paixão a seguir para escrever: a fantasia e a luta entre o Bem e o Mal.

 

 

  

   Recebeu em Setembro de 2019 o Prémio de Melhor Obra de Fantasia do Ano na Gala de Autores da editora Cordel d'Prata. A sua imaginação é agregada à sua obsessão pela escrita e pelas mensagens que devem ser transmitidas aos leitores. Para ele, o valor de um livro encontra-se na história além das palavras; encontra-se nas acções dos personagens e no apelo que o autor faz aos leitores. É essa a mensagem que vale a pena perceber pois um livro deve inspirar quem o lê; deve fazer pensar e reflectir; deve conectar e fazer agir.

 

 

       

  

 

 

 

   O meu interesse por escrever histórias começou quando eu percebi o que é uma personagem.  A complexidade que advém ao criar uma mente é demasiado apelativa para mim. A isso, junto a minha fascinação pela fantasia, pelo Bem e o Mal e, claro, pelo carácter e espírito humano...

                       Gonçalo F. P. Raposo

bottom of page