top of page

A CAIXA DE PANDORA

Sei quem fui. Sei quem sou. Mas quem serei?

E mesmo sendo alguém que não fui, mesmo sendo alguém muito diferente, eu sei que foram elas que me trouxeram de volta. Foram elas que me fizeram ver o caminho do bem, uma vez mais. À Emma e à Rachel devo tudo. A amizade e o afecto. E ao Henry também. Ele, que de tudo fez para eu voltar, depois de tudo o que fiz, acabou por acreditar na minha inocência, aquando da acusação do recente Outono de Lohess, revelando o grande elo de amizade que nos une. E tudo isto me faz pensar. Tudo isto me faz ver. Eu sou quem sou, porque tomei as decisões que tomei. Tal como a Pandora decidiu abrir a caixa por curiosidade, eu decidi proteger quem amo de um destino terrível. A única diferença, entre mim e a Pandora, é que, no fim, na caixa ainda havia esperança. Já eu… Eu não tenho esperança nenhuma. Pelo menos, não em mim.

Devo partir? Devo ficar? Devo voltar a ser quem fui?

A Caixa de Pandora

ISBN 978-989-51-7408-9

Cinco meses após os últimos eventos do I Volume de A Origem de Ethosis, Rachel Luke viaja até Druidmell, em Portugal, para conseguir obter respostas sobre a sua tia, as cinzas flutuantes e, principalmente, sobre ela mesma. As respostas que ela procura ser-lhe-ão fornecidas por um ancião - Arkantus - e mudarão a sua vida por completo. Entretanto, Henry Gaelma é dado como desaparecido. Ao tentarem encontrar o amigo, Philip Thírthar e Emma Fox acabam por desvendar a ponta de um plano maquiavélico que envolve um objecto negro, conhecido em Lohess como: a Caixa de Pandora. Para conseguirem descobrir mais sobre esse objecto, eles terão de embarcar numa viagem até ao reino do elfo, onde irão deparar-se com seres incríveis, lugares magníficos e um grande segredo em torno de Lea Fiennes.

A grande viagem vai agora começar. Sejam bem-vindos ao reino de Lohess, onde, mais que força, é necessária coragem.

Há algo de maravilhoso e verdadeiramente mágico neste livro. Lohess é encantador! A descrição deste 

reino é maravilhosa. É como voltar a ler grandes sagas de fantasia. E, para além da imaginação e criação

destes lugares únicos, está presente a alusão a várias mitologias do mundo, evocando, também, grandes

mensagens de reflexão acerca do mundo e de nós, leitores, enquanto seres humanos. E a história, os 

personagens... tudo se completa em episódios que nos deixam colados às páginas. E aquele final... Quero o terceiro livro já!

Cristina Pimentel

 

O primeiro volume desta saga é meramente uma introdução. Este é a história e Gonçalo F. P. Raposo não teve mãos a medir para nos fornecer um segundo volume melhor, mais rico em vários aspectos e com uma mensagem profunda. Talvez isso tenha a ver com o facto de que o autor também cresceu. A sua técnica em escrita está muito melhor, tal como a organização da narrativa. É realmente um triunfo imaginativo, onde reina a fantasia e dezenas de personagens, as quais espero que tenham ainda mais a dar no próximo volume. Só me resta dizer que Gonçalo Raposo pode ainda não ser um escritor conhecido, mas é um grande contador de histórias que nos leva a viajar e a reflectir. Isso, é arte.

Mário Pedreira

 

 

Eu sabia que Gonçalo F. P. Raposo não nos ia desiludir! "A Caixa de Pandora" é muito mais do aquilo que qualquer leitor, fã desta saga, podia pedir. Ele dá-nos tudo: acção, mistério, fantasia, amor, aventura, logo de início, por vezes na mesma páginas e, até mesmo, na mesma frase. Mas há algo que ele nos tira: o fôlego. Tantas reviravoltas, tanta profundidade nos personagens, tanto para nos fazer reflectir. E aquele cliffhunger? O que quererá aquilo dizer? Este livro só prova que há muito mais para explorar em Lohess e que não nos podemos fiar no que pensamos saber. Tudo pode mudar neste universo de grande satisfação literária. Que venha o próximo!

Duarte Fonseca



 

bottom of page